segunda-feira, 19 de novembro de 2012

João Santos desequilibra e Santa Cruz goleia Santo Antônio


*** Por Edmar Ferreira

O Santa Cruz mostrou ao Santo Antônio o porque é considerado favorito ao título da 25ª Copa Gazeta Ouro. O time de Roberto Martins não deu a menor chance ao campeão da Segundona e aplicou uma sonora goleada por 4 a 1, ontem no CT Pinóquio. Só não foi mais, porque o "Luxa do Amador" pecou nas alterações, enfraquecendo o poder ofensivo de sua equipe na etapa complementar.

Desde o primeiro minuto o Santa Cruz dominou a partida. Foi prejudicado aos 13 minutos, quando Diego foi derrubado na área e o árbitro não viu desta forma. Foi seu único erro em toda partida. Aliás, nenhum cartão amarelo foi mostrado no duelo.

O Santa Cruz tinha entre as novidades o meia João Santos, herói do Independente na Segundona de 2011. O jogador desequilibrou com toques rápidos, triangulações e arremates para o gol.

Mas foi o Santo Antônio que quase abriu o placar aos 29 minutos. A cobrança de falta de Thiagão raspou a trave esquerda de Nardoni. A goleada do time da Vila Queiroz começou a ser construída aos 33 minutos. Na falta cobrada por João Santos na esquerda, o goleiro Ari se atrapalhou com a bola e o oportunista Ray, ex-Inter de Limeira, só completou com o gol vazio para abrir o placar.

Ari se redimiu no minuto seguinte, praticando uma excelente defesa no chute de fora da área de Carlos Eduardo, que fatalmente entraria em seu canto direito.

O Santa Cruz ampliou nos acréscimos do primeiro tempo. João Santos tocou para Churrasquinho, que serviu Diego na grande área. O artilheiro do Amadorzão pelo Brasil FC fez o giro contra o seu marcador e bateu no contrapé do goleiro Ari. A bola foi mansamente para o fundo da rede: 2 a 0.

O Santa Cruz voltou da mesma forma para o segundo tempo e marcou o terceiro logo aos quatro minutos. Após troca de passes envolvente no ataque, Carlos Eduardo deu uma assistência perfeita para o gol de João Santos: 3 a 0.


Dava-se a impressão de que o maior campeão da Copa Gazeta (7 títulos) aplicaria uma das maiores goleadas de sua história. Aos 9 minutos, Roberto Santos, atacante renomado do interior paulista, fez a sua estreia no Santa. Logo no primeiro toque na bola, deixou João Santos livre para marcar. O ex-meia galista finalizou forte e rasteiro, mas Ari defendeu com os pés.

Mesmo dominando a partida, Roberto Martins começou a fazer mudanças em sua equipe. Com a saída de João Santos precocemente aos 19 minutos, seu time "morreu em campo".

Por outro lado, o Santo Antônio cresceu com as entradas de Ratinho, Andrezinho e Zé Carlos. Só que o campeão da Segundona não estava apostando no goleiro Nardoni, exagerando nos chutes de longa distância, todos defensáveis.

Aos 22 minutos, Nardoni foi realmente exigido. Na falta cobrada por Betinho, o zagueiro Ronaldo cabeceou à queima-roupa e o goleiro do Santa Cruz praticou um milagre, desviando à escanteio.
Motivado pelo técnico Dori, o Santo Antônio pressionava o adversário em busca do seu gol de honra. Aos 33, Thiagão levantou na cabeça de Andrezinho, que escorou à esquerda de Nardoni.

Até que aos 34 minutos, o merecido gol saiu. Zé Carlos fez um lançamento primoroso para Ratinho. O ex-atacante leonino dominou e bateu cruzado. Andrezinho, livre na pequena área, conferiu: 3 a 1.
O Santo Antônio acreditou que dava para fazer mais um e adiantou até seus zagueiros. Mas a ducha de água fria veio aos 41 minutos. No cruzamento de Cal da esquerda, Freicon finalizou duas vezes até definir o placar: 4 a 1.

O quinto quase surgiu aos 42, quando Diego tabelou com Buiú e chutou forte para a defesa em dois tempos de Ari.

O Santo Antônio ainda criou mais três chances nos acréscimos. Aos 48, Zé Carlos lançou Andrezinho, que chutou cruzado para fora. Aos 49, Ratinho passou para Zé Carlos, que bateu com desvio da entrada da área. A bola raspou a trave de Nardoni, que estava batido no lance. Já aos 50 minutos, Beto quase marcou olímpico. Nardoni salvou.

Com a goleada e a vitória do Centro Rural sobre o América, o Santa Cruz é o líder do Grupo A pelo saldo de gols. Ambos têm a vantagem do empate na última rodada da primeira fase.

Ficha Técnica

Santa Cruz 4 x 1 Santo Antônio

SANTA CRUZ - Nardoni; Churrasquinho, Leandro (Adriano Xuxa), Márcio e PC; Ricardo (Neno), Ville (Freicon), Carlos Eduardo (Roberto Santos) e João Santos (Cal); Diego e Ray (Buiú). Técnico - Roberto Martins.
SANTO ANTÔNIO - Ari; Cicinho, Jefferson, Ronaldo e Thiagão; Gersinho (Beto), Nathan, Catê (Ratinho) e Amarildo (Andrezinho); Bruninho (Zé Carlos) e Zé Felipe. Técnico - Dori.
Árbitro - Júnior César da Silva, auxiliado por Lindomar Carlos Muniz Guimarães e Thiago Rocha, tendo como adicionais Walterley Roberto da Silva e Claudinei Alves Bento.
Gols - Ray aos 33 e Diego aos 45 do 1º T; João Santos aos 4 e Freicon aos 41 do 2º T (SC); Andrezinho aos 34 do 2º T (SA).

*** Fotos: Mário Roberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário