terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Com gol de aniversariante, Estudantes festeja o bi



*** Por Edmar Ferreira

Um ano para jamais ser esquecido. O Estudantes fechou com chave de ouro a temporada 2012 ao conquistar a Copa Gazeta Ouro. Depois de conquistar o Campeonato Amador após 48 anos, o time do presidente Rochinha conseguiu também o título mais cobiçado da temporada, o de campeão da Copa Gazeta, a chamada "Libertadores do Amador".

Árbitro Marcelo Rogério dá entrevista a João Valdir de Moraes

Antes de começar a decisão o repórter João Valdir de Moraes entrevistou o atacante Dega, maior artilheiro da história da competição com quase 100 gols. Ele confidenciava: "Hoje é meu aniversário e eu quero dar esse título a minha mãe, que está em casa ouvindo vocês pela Educadora". Seu pedido não só foi atendido, como se transformou no herói desta conquista.

O Santa Cruz jogava sem o volante Ricardo, suspenso por ter sido expulso nas semifinais contra o Seringueira Kahel. Sem o chamado "cão de guarda", o técnico Roberto Martins improvisou o zagueiro Neno como volante, liberando Ville e Adriano Xuxa para encostar nos meias. Já o Estudantes jogava completo e o técnico Juarez Virgílio repetiu a formação que deu um show contra o Centro Rural na fase anterior.

O Santa Cruz, dono de sete títulos, disputava a sua nona final. E no retrospecto tinha perdido apenas uma decisão, para o Rocco, curiosamente de Dega, em 2001.

Até os 15 minutos os times apenas se estudaram. Nada de oferecer perigo. O forte calor e o sol escaldante castigavam os atletas, que a todo momento recorriam aos litros e mais litros de água na beira do gramado.

Aos 17 minutos, João Santos, que está voltando ao Independente, teve uma falta bem ao seu estilo, pela meia-direita, porém chutou na barreira. No rebote, ele mesmo emendou por cima.


A primeira grande oportunidade da partida aconteceu aos 19 minutos. Falta para o Santa Cruz e no levantamento de PC, o zagueiro Márcio resvalou de cabeça e Leandro espalmou em seu canto direito.
A história do jogo poderia ter sido outra, mas o ala Fernandinho não deixou. Aos 21 minutos, João Santos invadiu a área driblando e quando ficou de frente para o gol, arriscou. O lateral se atirou na bola, evitando o gol, como se fosse um escudo.


Na primeira boa pontada do Estudantes no ataque surgiu o gol. Aos 36 minutos, o experiente Rocha, ex-Flamengo e Independente, tabelou com Cebola e viu a passagem de Dega pela esquerda. O passe foi preciso e a conclusão melhor ainda. Tiro seco e cruzado, no canto esquerdo de Henrique, que nada pode fazer: 1 a 0.

O Santa Cruz teve uma boa oportunidade no minuto seguinte, quando PC cruzou da esquerda e Diego, de bicicleta, mandou por cima. O goleiro Leandro voltou a trabalhar aos 41 minutos, quando voou em seu canto esquerdo para espalmar o chute com curva de Diego.

Aos 44 minutos, o primeiro lance polêmico da partida. Diego, que buscava o gol em uma jogava individual na grande área, teria sido derrubado pelo zagueiro Lu. O árbitro Marcelo Rogério mandou o jogo seguir.



O Santa Cruz voltou com Roberto Santos para o segundo tempo. E o grandalhão poderia ter empatado logo aos três minutos, quando finalizou da entrada da área para a defesa de Leandro.
Na base do contra-ataque, o Estudantes por pouco não ampliou aos cinco minutos, com uma pancada de Dega na trave de Henrique. O goleiro do Estudantes continuava seguro e inspirado em sua meta. Aos seis minutos, fez uma defesa espetacular no chute de PC, que tinha endereço certo.

O segundo tempo era bom e aos sete minutos, Leandro soltou o cruzamento rasteiro de Churrasquinho da direita, mas Roberto Santos conseguiu desperdiçar, mandando à direita do gol.

E olha que Roberto Santos deixou de se consagrar na partida. Aos 15 minutos, Ray, que tinha acabado de entrar, fez ótima jogada pela direita, passando por Betinho e Toquinho e cruzando na cabeça do atacante. Bem posicionado e com os olhos abertos, Roberto Santos tentou o canto, mas a bola passou à direita de Leandro.



Os 20 minutos finais foram todos do Santa Cruz. Roberto Martins adiantou sua marcação e o time da Vila Queiroz passou a jogar na área do atual campeão amador. A entrada de Toquinho fortaleceu ainda mais o sistema defensivo do Estudantes.

Aos 41 minutos, Ray apareceu livre pela ponta-direita e deu um passe perfeito para Leandro. O zagueiro bateu consciente, porém Joca salvou quase em cima da linha.

Aos 47 minutos, o segundo lance polêmico da partida. Matheus Martins partiu driblando pela meia-esquerda, invadiu a área e teria sido derrubado. Mais uma vez o árbitro Marcelo Rogério mandou o jogo seguir. Ao ouvir um palavrão de Roberto Santos, puxou o cartão vermelho e expulsou o atacante do Santa Cruz. Na saída de campo o ex-jogador do São Bento e do União Barbarense acertou um tapa no rosto do árbitro. É outro que será punido na próxima edição do torneio.


O Estudantes se fechou ainda mais, garantindo a vitória e o título. Durante a comemoração, Freicon, reserva do Santa Cruz, partiu para cima do árbitro, porém foi contido pelos seguranças da competição. O time de Rochinha fatura seu segundo título, uma vez que ganhou em 2009, diante do Santo Antônio.

Ficha Técnica

Estudantes 1 x 0 Santa Cruz

ESTUDANTES - Leandro; Fernandinho, Lu, Carlão e Betinho; Rocha (Joca, Rafael, Gilberto (Kazuo) e Cebola (Toquinho); Dega (Danielzinho) e Alex (Thiaguinho). Técnico - Juarez Virgílio.
SANTA CRUZ - Henrique; Churrasquinho, Leandro, Márcio (Ray) e PC (Cal); Adriano Xuxa, Neno, Ville (Nelson) e Carlos Eduardo (Roberto Santos); Diego (Matheus Martins) e João Santos (Rodrigo). Técnico - Roberto Martins.
Árbitro - Marcelo Rogério, auxiliado por Giovani César Canzian e Lindomar Muniz Guimarães, tendo como adicionais Claudinei Alves Bento e Albeneir Luiz Finâncio.
Gol - Dega aos 36 minutos do 1º tempo.

*** Fotos - Mario Roberto

Muitos prêmios foram sorteados, como uma moto 0km e cinco bicicletas

Vice-campeão Neno e o presidente do Independente, Lucas Moraes

Carolina Pavan e o artilheiro Alex (Estudantes) - 6 gols

José Roberto Zuim e o goleiro Henrique (Santa Cruz) - menos vazado

Jornalista Renata Reis e o meia Cebola, eleito o melhor da competição

Jornalista Rafael Sereno e o atacante Diego (Santa Cruz) - revelação

Inimigos íntimos Rochinha (Estudantes) e Roberto Martins (Santa Cruz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário